Sistemas de Gestão

shutterstock_204840226

SISTEMAS DE GESTÃO 

Porque desenvolver Sistema de Gestão nas organizações? 

Qualidade 

Com um mercado cada vez mais competitivo, as organizações devem buscar continuamente a melhor forma na qual operar, quer isto signifique melhorar a sua participação no mercado, reduzir os custos, gerenciar o risco mais eficazmente ou melhorar a satisfação dos clientes.

Um sistema de gestão da qualidade lhe trará as ferramentas necessárias para monitorar e melhorar o desempenho em qualquer área de seu interesse.

Meio Ambiente 

A crescente conscientização ambiental da sociedade aumentou a pressão sobre a comunidade empresarial de que os padrões de produção e consumo correntes são insustentáveis. Assim, as empresas entenderam que, para continuarem funcionando, terão que integrar, cada vez mais, componentes ambientais às suas estratégias comerciais e seu planejamento estratégico.

Atualmente, as empresas que oferecem mais informações sobre o seu desempenho ambiental melhoram as relações com acionistas, fornecedores e consumidores, o que representa uma vantagem de mercado. Normalmente, a implementação de um sistema de gestão ambiental é um processo voluntário. O grande motivo para a implantação desse sistema é que o meio ambiente representa ao mesmo tempo riscos e oportunidades. Para que uma empresa seja bem-sucedida ela deve controlar os riscos e desenvolver as oportunidades.

Saúde e Segurança 

A gestão em saúde e segurança pode ser adotada por qualquer organização que deseja implementar um procedimento formal para redução dos riscos associados com saúde e segurança no ambiente de trabalho para os colaboradores, clientes e o público em geral. Trazendo como benefícios: Minimização dos riscos legais, tanto para a organização como para seus gestores; Segurança para o seu capital, por meio da diminuição da possibilidade de geração de passivos trabalhistas e cíveis; Minimização da probabilidade de ocorrência de acidentes que possam comprometer o negócio; Melhoria da imagem da organização perante o mercado, comunidade e trabalhadores; Facilitação do acesso a mercados com elevada conscientização de segurança.

O que é Consultoria em Sistema de Gestão? 

Através de um diagnóstico, são realizados atividades de orientação para que a organização possa atender aos requisitos do padrão normativo adotado. Também são desenvolvidos treinamentos e palestras para qualificação e motivação da equipe de colaboradores visando a certificação da empresa.

NOSSOS SERVIÇOS PARA GESTÃO DE NEGÓCIOS: 

ISO9001 – Gestão da Qualidade 

Num mercado competitivo e com clientes cada vez mais exigentes gerenciar o negócio orientado para resultados permite aos líderes estabelecerem objetivos que visem o aumento da satisfação de seus clientes. Projeto para implantação do sistema da qualidade contempla ações de capacitação das pessoas envolvidas diretamente na realização das atividades identificadas nos processos da organização.

O serviço de consultoria para Certificação ISO 9001 da Millenium Consultoria abrange todas as etapas do processo de desenvolvimento e implantação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 garantindo a preparação necessária da sua empresa para obtenção da certificação de forma rápida e eficiente, reduzindo os custos e o tempo do projeto.

  1. Diagnóstico da Qualidade ISO 9001
  2. Planejamento do Projeto de Certificação ISO 9001
  3. Formação de Comitê de Gestão ISO 9001
  4. Treinamentos e Palestras ISO 9001
  5. Desenvolvimento do Sistema de Gestão ISO 9001
  6. Implantação do Sistema de Gestão ISO 9001
  7. Auditoria Interna ISO 9001
  8. Seleção do Organismo de Certificação de Sistemas ISO 9001
  9. Análise e Melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001
  10. Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001

ISO14001 – Gestão Ambiental 

A certificação de um Sistema de Gestão Ambiental baseado na ISO 14001 atesta que a empresa certificada possui um compromisso com seus princípios, que está estruturada para atender aos seus requisitos e que busca de forma continua a melhoria no desempenho ambiental de seus processos, atividades e produtos.

Com apoio da Millenium Consultoria, sua empresa se tornará mais sustentável, reduzirá os impactos ambientais e prevenirá a poluição. Nossos trabalhos são realizados de forma simplificada com cronograma definido em conjunto com a empresa.

Etapas básicas para implantação da ISO14001:

  1. Estabelecimento de sistema de gestão ambiental e documentação;
  2. Estabelecimento e divulgação da política ambiental;
  3. Procedimentos de gestão ambiental que reduzem impactos ambientais;
  4. Estabelecimento de objetivos, metas e indicadores ambientais;
  5. Treinamentos de gestão ambiental;
  6. Verificação, acompanhamento e análises do programa estabelecido.

OHSAS18001 – Gestão Saúde Segurança 

A OHSAS 18001(Occupational Health and Safety Assesment Series) estabelece requisitos para um Sistema de Gestão de SST. Com ele será firmado uma política e objetivos que envolvam saúde e segurança no trabalho, acompanhando todo seu desempenho. A expectativa é que com maiores controles dos riscos na integridade física.

O desenvolvimento, implantação, manutenção e melhoria continua do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde OHSAS 18001 provê os meios necessários para que a empresa seja capaz de prevenir acidentes, reduzir os perigos, aperfeiçoar as condições e ambiente de trabalho, evitar multas aplicadas pelo ministério do trabalho e melhorar a sua imagem perante a sociedade.

Etapas básicas para implantação da OHSAS18001:

  1. Diagnóstico de Segurança e Saúde OHSAS 18001
  2. Planejamento do Projeto de Certificação OHSAS 18001
  3. Formação de Comitê de Gestão OHSAS 18001
  4. Treinamentos e Palestras OHSAS 18001
  5. Desenvolvimento do Sistema de Gestão OHSAS 18001
  6. Implantação do Sistema de Gestão OHSAS 18001
  7. Auditoria Interna OHSAS 18001
  8. Seleção do Organismo de Certificação de Sistemas OHSAS 18001
  9. Análise e Melhoria do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde OHSAS 18001
  10. Certificação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde OHSAS 18001

SA8000 – Responsabilidade Social 

A SA 8000 é uma norma internacional que define os requisitos referentes melhoria das condições de trabalho em todo mundo e as práticas sociais do emprego por fabricantes e seus fornecedores. A SA 8000 é reconhecida mundialmente como a norma mais aplicável ao ambiente de trabalho, ela foi baseada nos princípios dos Direitos Humanos e nas Convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Entre as áreas cobertas pela SA 8000 estão: trabalho infantil, trabalho forçado, saúde e segurança, liberdade de associação e direito a acordos coletivos, discriminação, práticas disciplinares, horas de trabalho, compensação e sistemas de gestão. A SA 8000 adota acordos internacionais existentes, incluindo as Convenções Internacionais do Trabalho, Convenção das Nações Unidas pelos Direitos da Criança e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O desenvolvimento, implantação, manutenção e melhoria continua do Sistema de Gestão da Responsabilidade Social SA 8000 provê os meios necessários para que a empresa seja capaz aperfeiçoar as condições e ambiente de trabalho, evitar multas aplicadas pelo ministério do trabalho e melhorar a sua imagem perante a sociedade.

Etapas básicas para implantação da SA 8000:

  1. Diagnóstico de Responsabilidade Social SA 8000;
  2. Formação de Comitê de Gestão SA 8000;
  3. Treinamentos e Palestras SA 8000;
  4. Desenvolvimento do Sistema de Gestão Responsabilidade Social SA 8000;
  5. Implantação do Sistema de Gestão Responsabilidade Social SA 8000;
  6. Auditoria Interna Responsabilidade Social SA 8000;
  7. Análise e Melhoria do Sistema de Gestão Responsabilidade Social SA 8000;
  8. Certificação do Sistema de Gestão de Responsabilidade Social SA 8000.

ISO TS 16949 Sistema de Gestão setor Automotivo 

Através da metodologia da Millenium, alinhamos a normas rígidas de qualidade do setor automotivo (ISO TS 16949) com a estrutura das empresas ( projeto/desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica), com equipe de consultores / instrutores / auditores experientes no segmento.

Etapas básicas para implantação da ISO TS 16949:

  1. Definição em conjunto com a direção de um coordenador para fazer a gestão do projeto;
  2. Monitoramento periódico das fases de implantação do projeto pela direção técnica da Millenium Consultoria;
  3. Fazer auditoria interna inicial no escopo de certificação para verificar o nível de atendimento da empresa em relação aos requisitos da norma ISO TS 16949;
  4. Elaborar e apresentar a direção o planejamento de Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade automotivo customizado à realidade da organização;
  5. Sensibilização dos funcionários que participarão da implementação do Sistema de Gestão da Qualidade;
  6. Capacitação dos funcionários envolvidos no projeto de certificação da norma de Gestão da Qualidade automotivo ISO TS 16949;
  7. Estruturação, implementação do Sistema de Gestão da Qualidade e a validação de sua efetividade pela Millenium Consultoria;
  8. Auditoria interna para avaliação da total implementação dos requisitos da norma ISO TS 16949;
  9. Acompanhamento das ações corretivas identificadas pela auditoria interna;
  10. Acompanhamento junto com a empresa no processo de certificação realizado pelo Organismo de Certificação diante da ISO TS 16949.

SGI – Sistema de Gestão Integrada (9001 / 14001 / 18001 / 8000) 

Organizações saudáveis e conscientes de suas responsabilidades frente aos representantes da sociedade sabem que a sustentabilidade só é possível como o emprego de práticas eficazes de gestão.

Adotar modelos de gestão que atendam a padrões de reconhecimento internacional, significa comunicar às partes interessadas seu compromisso com temas de interesse global. Para essas organizações que buscam níveis de desempenho superior em várias disciplinas de gestão, a Millenium Consultoria, por meio de sua equipe, desenvolve junto com seus clientes projetos de adequação/elaboração e implementação de práticas de gestão para atendimento aos requisitos das normas ISO 9001; ISO14001; OHSAS 18001; SA 8000, para fins de certificação por um organismo independente.

PBQP-H – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat 

O PBQP-H, Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, é um instrumento do Governo Federal para cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil quando da assinatura da Carta de Istambul (Conferência do Habitat II/1996).

A meta do PBQP-H é organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

Empresas de todos os portes que atuam no setor de execução de obras e elaboração de projetos para empresas públicas e privadas.

O PBQP-H é um pré-requisito exigido por instituições como a Caixa Econômica Federal e outros bancos para a concessão de financiamentos habitacionais. Alguns governos estaduais e prefeituras municipais exigem o certificado para a participação em licitações.

SASSMAQ – Sistema de Avaliação Saúde Segurança, Meio Ambiente e Qualidade.  

O SASSMAQ possibilita uma avaliação do desempenho nas áreas de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade das empresas que prestam serviços à indústria química.

A avaliação das empresas é feita por organismos certificadores independentes credenciados pela Abiquim – Associação Brasileira das Indústrias Químicas. São avaliados os “elementos centrais”, compostos pelos aspectos administrativos, financeiros e sociais da empresa, e os “elementos específicos”, constituídos pelos serviços oferecidos e pela estrutura operacional.

A avaliação pelo SASSMAQ não é obrigatória, mas sua aplicação gera um importante diferencial para as empresas certificadas pelo sistema pela comprovação de que oferecem serviços qualificados nas operações de logística.

ISO 22000 – Sistema de Gestão de Segurança Alimentar 

A ISO 22000 é uma norma que pretende especificar os requisitos a que as empresas inseridas na cadeia alimentar devem obedecer a fim de garantir a integridade e a qualidade dos alimentos.

Esta norma especifica requisitos para um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar, onde as empresas organizações:

– Tenham necessidades de demonstrar a sua capacidade de controlar os perigos e pontos críticos relacionados com a segurança alimentar, de forma a poderem, de uma forma consistente, fornecer alimentos que atendam quer os requisitos acordados com os clientes, quer os requisitos regulamentares de segurança alimentar.

– Busquem a melhoria da satisfação dos clientes através do controle efetivo dos perigos e pontos críticos de controle, incluindo aqueles processos para atualização e melhoria contínua.

Método de consultoria da Millenium para implantação de Sistemas de Gestão. 

O método de consultoria empregado pela Millenium Consultoria é o participativo, no qual a equipe consultora atua de forma direta no desenvolvimento e implantação do sistema, garantindo a adequação e a conformidade do Sistema de Gestão identificado.

Nossa metodologia envolve um conjunto de atividades presenciais, tais como visitas de consultoria, realização de treinamentos e auditorias internas e o suporte a distância dado por nossa equipe consultora. Deste modo, garantimos o constante acompanhamento do projeto.

Deseja saber mais? Entre em contato aqui.